Espaço destinado para relatos diários de experiência dos estudantes que participam do grupo de extensão "Faz de conta que é brincadeira", cujo objetivo é acompanhar o processo de construção de conhecimento na medida em que as atividades ocorram. O espaço está aberto também para que as pessoas interessadas no tema possam ler e acompanhar as nossas produções semanais e impressões diárias.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Muito Bom!
Foi melhor do que eu esperava, e não vou mentir por mim ficaria um bom tempo ali só observando aquela cena!Sem contar com a diversão que foi para levar essas crianças para o edifício, eu ria muito. Achei que ficaram super a vontade e amaram a surpresa,foi como eu e Harllen falamos quando eles perguntaram para onde iríamos,falamos que seria uma surpresa, alguns perguntaram se iríamos leva-los para o dentista ou para ver os bichinhos,que são os lugares onde costumam ir. Pelo fato da sala estar repleta de brinquedos, a brincadeira ficou mais rica do que quando pude observar na creche, eles tinham opções de brincadeiras estavam ali para isso, hoje foi muito lindo cheguei em casa contando para todos, eu realmente fico toda boba e até imagino o que vem pela frente, hoje até comentei com Harllen, que esse semestre está sendo mais proveitoso ainda, vendo tudo o que li nos artigos e que discutimos na prática, isso é muito estimulante...Beijos pessoas!
Olha eu aqui!
De fato, na semana passada as chuvas atrapalharam um pouco o nosso trabalho, o que não parece verdade quando olhamos o sol que faz hoje lá fora, sem tomar conhecimento do que aconteceu com a cidade... A minha intenção era que pudéssemos discutir mais, mas às vezes "deixar rolar" pode ser interessante também. Hoje foi a nossa primeira experiência na brinquedoteca. Meu grande receio era o deslocamento dessas crianças, mas foi tudo tranquilo e me parece que nesse sentido não teremos problemas. Gente, eu nem sei como descrever...rss. Os meninos já sabem o quanto eu queria que isso acontecesse, e eles certamente também, para que pudéssemos ver de fato essas crianças brincando. Foi melhor do que eu poderia imaginar!!! Nem precisa comentar que as crianças chegaram mexendo em tudo, espalhando or brinquedos e sem nenhuma cerimônia, como boas crianças fazem, brincaram! Foram trinta minutos de observação que pareceram três... Foi muito divertido ver as crianças se esbaldando entre os brinquedos e querendo continuar lá. Um aspecto curioso foi o comentário das crianças logo que entraram na sala, querendo saber se poderiam ir mais vezes, dizendo que poderiam ir no sábado, na sexta, do domingo... rss. A sensação do outro lado do espelho foi essa mesma: a de que a brincadeira seria muito bacana pra eles. Ver a cara de Harllen (nosso "babá" da vez) a cada derrubada de caixas ou gestos mais impetuosos também foi divertido. Fiquei com a sensação de que poderíamos observar por mais tempo, mesmo sem registrar... Somente uma das crianças se manteve brincando sozinha a maior parte do tempo, sem interagir com as outras (a não ser quando uma delas interagia com ela). Foi a única que quando entrou, ficou parada olhando para o espelho e que na hora de sair, já estava na porta esperando. Pareceu um pouco "deslocada" ou pouco a vontade naquele lugar... Melhor observá-la na creche e saber como ela se comporta com as demais criança num lugar familiar. Enfim, eu adorei e já estou na expectativa de repetir!!!
sexta-feira, 16 de abril de 2010
CHUVA...
Entrando "água" nas observações? Rsrsrs estou ficando um pouco esverdeada pelo excesso de chuva, embora semana de provas termine "secando" nosso cérebro. Estou sentindo falta das visitas a creche, mas confesso que minha expectativa maior é em relação a observação na Brinquedoteca. Creio que na primeira vez as crianças vão ficar encantadas com o acesso a brinquedos diferentes daqueles "mesmíssimos" que costumam manipular. Fiquei imaginando o garotinho que manuseava o bloquinho vermelho tão meticulosamente como se comportaria com tantos brinquedos para investigar. Será que eles vão gostar tanto que pedirão para voltar? Será que vão pensar que só podem usar os brinquedos se alguém autorizar? E nós vamos autorizar, sugerir que usem os brinquedos ou simplesmente vamos deixar a coisa rolar sem fazer qualquer sugestão? Isso pode ser muito interessante, precisamos conversar mais sobre isso antes da observação. Kd vc minha pró? Rsrsrsrs.
Bjs.
Bjs.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
A discussão do texto essa semana foi de fato muito proveitosa. Acredito que essas leituras nos deixam mais preparados para entender o fenômeno que estamos investigando, assim como nos prepara para obervá-lo com mais cuidado, atenção. Eu gosto de ver e sentir vocês engajados! Já estamos conseguindo fazer associações mais consistentes entre o que vemos na prática dessa pesquisa e o que lemos nos artigos escolhidos. Sobre isso vale destacar o que conversamos também essa semana... Foi interessante sentir que a preocupação de vocês em ter que deixar o projeto num momento precoce era comparilhada em silêncio por mim... rss. Confesso que fiquei mais tranquila ao perceber que muitos de vocês gostam de fato do que estão fazendo e que se preocupam não somente com o seu aprendizado, mas com o compromisso assumido com o grupo, com a creche e comigo. Prometo que iremos planejar juntos esse rearanjo no final do semestre de forma que possamos dar oportunidade àqueles que queiram se juntar ao grupo e tornar o projeto algo mais visível e importante na nossa formação profissional.
Bem, por hoje é só. A semana promete e brevemente estaremos no laboratório, observando o outro lado dessa nossa "brincadeira".
Bem, por hoje é só. A semana promete e brevemente estaremos no laboratório, observando o outro lado dessa nossa "brincadeira".
quinta-feira, 8 de abril de 2010
E verdade!!
Na reunião de ontem fiquei por fora do assunto que estava sendo discutido, porque não fui para as reuniões anteriores e não fiz a leitura que foi indicada na mesma, dai comecei a pensar qual é a realmente a importância de acompanhar as reuniões fielmente, mas a pesar de tudo foi muito enriquecido,o que a colega Valeria compartilho com o grupo, pois consegui compreender melhor o porquê as crianças brincam, independente do tempo, lugar e brinquedos...
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Correria
A semana estar super corrida por conta das provas e dos trabalhos! Hoje, por exemplo, por pouco não ia para reunião, até perceber que tenho que cumprir meus compromissos independente de qualquer coisa, tenho que me responsabilizar pelas minhas escolhas. E não tenho dúvida quanto a essa; sei que quero estar aqui. Bom, quanto ao encontro de hoje, discutimos um texto sobre brincadeira voltado à perspectiva da psicologia evolucionista, achei proveitosa a discussão e prometo que vou ler o texto. Não posso deixar de comentar que adorei a idéia de estar passando informações para os pais e professores das crianças por meio de palestras, assim os dois projetos, este e o “pondo em prática” estariam caminhando juntos.
Então tá, segunda tem mais...
Então tá, segunda tem mais...
Assinar:
Postagens (Atom)