quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Finalmente chegou o tão esperado dia!!!
Estava ansiosa para ver as crianças da creche, partindo para uma das partes práticas do projeto “Faz de conta que é brincadeira”. Foram apenas quatro pessoas, o suficiente para chamar a atenção das crianças, que nos receberam com um sonoro: “Bom diaaa!”.
Haviam acabado de lanchar, apenas algumas das vinte e duas crianças permaneciam comendo.
Permanecemos pouco menos que uma hora, o suficiente para observar o ambiente físico composto por 5 pequenos cômodos, - que apesar de decorado com desenhos nas paredes, seis conjuntos de mesa e quatro cadeiras, estantes com livros e brinquedos, na sala maior -, não demonstra proposta de ludicidade. O faz de conta e outras categorias de brincadeiras ficam mesmo a cargo das crianças, que são monitoradas e limitadas em suas iniciativas de brincadeiras, sendo a todo instante, chamadas para comportarem-se.
Pouco interagi com as crianças, haja visto ter sido a proposta de observar o ambiente o qual estão inseridas. Estou chegando de mansinho, me esforçando para seguir as orientações da coordenadora.
Ah, mas, pra falar a verdade o meu maior desejo mesmo era de fazer o que o meu colega fez e interagir com as crianças, tanto partindo das brincadeiras proposta por elas como também propondo algumas brincadeiras. Ah, quem sabe um dia!!!
Agora é esperar pelo dia em que poderemos observá-las brincando, sem adultos por perto para censurar-lhes a criatividade, permitindo que possam surgir as mais variadas categorias de brincadeiras, um livre passaporte par o mundo do faz de conta.
Esperarei ansiosamente por esse próximo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário