segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cada dia é diferente

Por mais que estudemos a teoria e que de fato tenhamos a prática de observar crianças e discutir textos sobre o tema da brincadeira, ainda podemos nos surpreender com as particularidades de cada dia de observação. Até agora os grupos que foram à brinquedoteca não se repetiram no todo. Algumas crianças foram mais de uma vez, mas o grupo tem sido sempre diferente, variado. Isso tem sido interessante, pois podemos ver como cada um individualmente se comporta e como cada grupo em particular também se comporta. Hoje por exemplo, as crianças tinham entre 2 e 6 anos (três meninas e dois meninos), sendo que somente uma das meninas, que já conhece o espaço da brinquedoteca tem seis anos. As demais, possuiam 3 anos em média. Todos os grupos foram formados por cinco crianças no total e esse tem parecido um número suficiente para verificar o comportamento dos pequenos no espaço disponível sem dificultar a observação feita por nós. O grupinho de hoje chegou meio desconfiado, quieto e de certo modo "se comportaram" em relação às duas últimas visitas. Dessa vez demoraram para derrubar os brinquedos no chão, algo que fizeram sem cerimônia das outras vezes, mas que no finalzinho da sessão pode ser observado.

Algo que me chamou a atenção foi a dificuldade em identificar brincadeiras de faz de conta, algo que saltou aos olhos na sessão da semana passada. Não dá pra afirmar que não houve, visto que as vezes a criança brinca quietinha e fala baixo, sem dar sinais sobre o que está brincando de fato, mas dessa vez se houve, nao foi explícito. A menina mais velha brincou durante muito tempo sozinha, num fogãozinho de brinquedo (faz de conta ou manipulação de objetos?), sendo que as outras crianças também  aproximavam-se dela em muitos momentos. Não parece haver uma clara segregação de gênero ou tipificação das brincadeiras, mas o menino de 2 anos brincou por mais tempo com carinhos do que com utensílios diversos. De qualquer modo, o que pude perceber também, não somente hoje como nos outros dias de observação no laboratório, é que os meninos brincam com casinhas e com bonecas, alguns são mais ativos e outros menos, mas no geral se contaminam com a "liberdade" que tem nesse lugar diferente, onde os brinquedos são variados e estão ao seu alcance. Não tem um adulto que escolha do que eles irão brincar ou que lhes digam que essa brincadeira ou aquele brinquedo são "de menina" ou "de menino".

Mais uma coisa interessante é o jeito desconsolado que algumas crianças ficam, e isso se repete desde o primeiro dia, quando é anunciado que devemos brincar de guardar os brinquedos. Sempre tem uma frase do tipo: "mas eu quero brincar mais", ou então "a gente vem de novo?", que nos deixa um pouco desconsertados... Mesmo assim, me surpreende a disciplina que eles tem na hora de arrumar os brinquedos, mesmo a contra gosto, pois todos, ou a maioria, param de brincar e ajudam na arrumação da sala, deixando tudo no lugar! É muito lindo!!!

A partir de agora teremos mais trabalho pela frente, buscando categorizar os dados coletados ao longo do semestre e tentando identificar aquilo que mais se destacou durante esse período. Vamos nessa!

Um comentário:

  1. Eu fico aqui lendo todos os posts e me martirizando por não ter ficado, mas eu fiz o máximo que eu pude...enfim!
    Babo só em imaginar os rostos esbanjando felicidade, satisfação...as brincadeiras que poderiam não ter fim e o desejo de ficar mais um pouco quando chega o momento de arrumar. Ainda assim, com toda vontade de permanecer naquela "sala de brincadeiras" eles obedecem e respeitam. Uma vez que pude participar ((com real permissão...risos)) já da saber o quanto vcs ((nós)) são privilegiados. É interessante demais!! Deixo a minha saudade até o próximo semestre. ;***

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