terça-feira, 16 de março de 2010

IMPRESSÕES...

Colegas
Embora tenha demorado de compartilhar estou aqui. Gostei demais dessa primeira observação mesmo estando um pouco insegura sobre o formato do relatório. Sei que a "prova" maior vai ser quando compararmos e discutirmos os relatórios. Sei que interpretamos as mesmas cenas de maneiras diversas, mas creio que é importante que o que foi observado tenha semelhanças básicas pois trata-se do mesmo ambiente e das mesmas pessoas, não podemos divergir muito nisso, certo? A menina que observei é muito ativa e chega um momento em que perdi algumas partes, ou melhor, não consegui acompanhar o rítimo dela, essa meia hora se transformou em hoooooooras para meus dedos, meus olhos, sério, fiquei um pouco cansada. O próximo deve ser mais tranquilo, vamos desenvolvendo estratégias, nos diluindo e passando a fazer parte do ambiente, deixando de ser tão estranhos.
Senti que os adultos tentam se comportar de algum modo que supõem ser o esperado por nós. Bem, não estamos lá para observar o comportamento dos adultos, estamos? Ou isso também se torna relevante visto que interfere no comportamento das crianças?Notei que apenas a garotinha que observei se sentia a vontade para brincar do que quisesse, as outras crianças pareciam estar seguindo regras pré-estabelecidas, estavam muito "controladas".
É verdade que não conheci as crianças maiores e nem sei que tarefas estavam desenvolvendo. Lembro e relatei isso, que um adulto sugeriu passar "algum dever para esses meninos" com a intenção clara de mantê-los ocupados, justamente na hora em que algum deles estava chorando na outra sala. É difícil não pensar que as coisas poderiam ser diferentes se os cuidadores tivessem mais informações sobre como lidar com as crianças, mas acho que isso já seria um outro projeto. Por hora talvez devessemos apenas manter o foco no brincar, como acontece ou não.
Acho que sou melhor falando do que escrevendo, então até amanhã. Bjus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário