segunda-feira, 29 de março de 2010

Mais um dia

Concordo com Valéria... Hoje foi diferente, e sempre é! Acho que a graça disso tudo está justamente em não sabermos como será a próxima visita, mesmo que já tenhamos feito várias... Suspeito que ficará melhor ainda quando levarmos as crianças para a brinquedoteca. Bem, hoje eu não fiz registro como os meninos, estou confiando neles... rs. De qualquer forma pude observar alguns comportamentos e mais do que isso, algumas configurações que parecem se repetir. Hoje tive a oportunidade de conversar por mais tempo com a dona da creche e com isso pude tirar algumas dúvidas no momento em que me ocorriam. Uma delas foi sobre a aparente separação entre meninos e meninas, o que me fez perguntar se as crianças escolhiam seus lugares ou havia sugestão dos professores para que sentassem onde sentam. A resposta foi que separam meninos e meninas porque às vezes ocorrem certas brincadeiras, que pela forma como ela falou, possuem cunho sexual. Ela concordou que as crianças não sabem o que estão fazendo, mas que prefere separar. Pode ser uma forma de evitar confusão entre as crianças e também com os pais. Pela primeira vez fizemos a visita no horário da manhã e achei bastante agradável e menos cansativo. Podemos pensar em manter esse horário em outros momentos. As crianças brincavam com o mesmo brinquedo de quando estivemos lá da última vez, sendo que a dona da creche chegou a comentar que depois de um certo tempo as crianças não querem mais brincar... Isso martelou um pouco na minha cabeça e me fez pensar se elas não querem mesmo brincar ou se preferiam trocar de atividade, sendo que claramente eles começam a se movimentar mais quando a brincadeira se torna 'entediante'. Bom para pensar, pois essa possibilidade ainda não foi observada por nós... Será que o medo de perder o controle sobre as crianças é tão grande que não permite ousar nas brincadeiras? Ou será que o barulho que podem fazer é excessivamente perturbador? São somente algumas possibilidades de pensarmos sobre isso.

Um comentário:

  1. Sa,os pontos que você abordou diante do fato das crianças não quererem mais brincar a partir de um certo tempo ,também me intrigou e me deixou em dúvida.Acho que esse é um bom questionamento para discutirmos em grupo.bjo!

    ResponderExcluir